Restituição Imposto de Renda: Como Saber Se Tenho Direito

Um dos momentos mais importantes do pagamento de impostos em todo início de ano que se tem é o do Imposto de renda, já que esse é um dos tributos mais caros que se pagará durante todo o ano e também um dos mais tradicionais.

Por conta disso, as pessoas costumam se planejar com antecedência, para que esse pagamento possa ser realizado na data correta e não haja a cobrança de multas e nem de risco de ficar na malha fina dessas pessoas.

Restituição do Imposto de Renda
Restituição do Imposto de Renda

Além da questão da quitação do imposto de renda, outra dúvida importante que as pessoas vivem tendo a respeito desse tributo é quanto a sua restituição, isso é, a devolução do dinheiro que foi pago a mais em cima desse tributo.

A questão é que muitas pessoas não sabem que elas têm direito a essa ação do Governo, muitas vezes, não solicitando a sua restituição, por não saber o que ela significa e nem que elas têm direito a esse tipo de ação.

O que fazer para saber se tem direito a restituição

Um primeiro passo importante a ser realizado para se saber se existe o direito a restituição do imposto de renda 2017, é conferir o quanto foi pago e também a sua renda, já que se você pagou acima da sua faixa de renda anual, tendo assim, uma cobrança de alíquota maior do que a devida, você tem direito a pedir esse dinheiro de volta.

Para isso é importante que você confira com cuidado todos os seus gastos e também os seus rendimentos, para quando for fazer esse pedido de restituição, realmente tenha razão e possa pedir esse dinheiro de volta.

Confira os seus gastos com saúde

Um dos pontos que dá direito ao contribuinte de pedir retorno de parte do valor do imposto de renda 2018 são os gastos com saúde. Portanto, veja o quanto se gastou com essa área e faça o cálculo do quanto você tem a receber de volta.

Por conta disso, é de fundamental importância que você todos os seus recibos médicos, para comprovar ao governo que você realmente teve esses gastos e pode realizar todo esse processo da restituição da maneira correta.

Já que caso você solicite esse dinheiro de volta e não possa comprovar a sua real necessidade, pode inclusive ser multado, por isso, somente o faça caso tenha certeza de que tem um dinheiro a ser devolvido pelo Governo Federal.

Para se certificar que você tem direito a restituição do imposto de renda, tudo o que você deve fazer é acessar o site da receita federal, por meio do link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp, preencher os seus dados, como por exemplo o seu CPF, RG e data de nascimento e depois ver se existe algum valor a ser devolvido.

O próprio Governo Federal, por meio de um sistema eletrônico do imposto de renda já realiza esse tipo de ação, informando a data de pagamento dessa restituição e o quanto você tem a receber.